Um breve histório: InSoc entre 1993 e 2006
O Information Society surgiu oficialmente no final de 1981, com a união de dois colegas de colégio: Paul e Kurt, com pretensão de criar algo inovador em termos de música, baseado em influências musicais diversas, em diversos estilos de música. O grupo começou a trabalhar em projetos e fazer pequenos shows em sua cidade natal, Mineápolis (EUA) a partir de 1982. Em 1985/1986 que a música "Running" fez o Information Society aparecer em diversos lugares do mundo, progressivamente.
Só entre 1987 e 1988 que o InSoc surgiu com hits nas rádios dos Estados Unidos, Japão e principalmente no Brasil. Foram vários hits um atrás do outro: "What's on Your Mind", "Walking Away", "Repetition", "Think", "How Long", "Peace & Love, Inc", entre outros. Foram lançados 3 álbuns de sucesso: "Information Society", "Hack" e "Peace & Love, Inc", além de muitos singles, coletâneas e outros álbuns com remixes. Muitos shows foram feitos no Brasil, a destacar a mega-tour por todo o país e o show no Rock in Rio II.
A banda foi desmanchada em 1993 por uma série de motivos, e cada um de seus integrantes foi trabalhar de forma independente: Paul Robb produziu várias bandas novas, comerciais de TV (para empresas como BMW, Mercedes, Nike e Polaroid) e até mesmo trabalhos para o desenho South Park. Kurt Harland se fixou na produção de trilhas e músicas para jogos da empresa Crystal Dynamics, jogos como Soul Reaver, Snowblind, Whiplash e X-Men. James Cassidy abandonou o mundo da música, se formou em ciências do solo e começou a trabalhar como professor na Universidade do Óregon.
Information Society em 1997
Com o fim da banda, Kurt Harland comprou o nome e direito de uso dos outros membros e começou a produzir projetos próprios em outro estilo, gótico/industrial. Foi lançado, em 1997, o álbum "Don't Be Afraid", totalmente diferente do som do InSoc original. O álbum teve pequena tiragem nos Estados Unidos. No Brasil, foi lançado no final de 1999 também com pouquíssima tiragem e repercussão.
Algum tempo depois, um novo álbum chamado "InSoc Recombinant" é produzido, com remixes dos hits antigos e das músicas do Don't Be Afraid. O álbum foi lançado nos Estados Unidos e no Brasil, também com pequena tiragem em ambos os países. Sem repercussão, Kurt desistiu de produzir utilizando o nome InSoc. Mas ainda não era o fim...
Um encontro em 1999
Paul e Kurt se encontraram pessoalmente no início de 1999, sem nenhuma pretenção de produzir mais nada. Porém, conversa vai e conversa vêm, surgiu a idéia de rabiscar algumas músicas novas. Foram produzidas, mas não finalizadas, 4 músicas em 1999. Em 2001, novo encontro ocorreu e mais 3 músicas foram produzidas mas não finalizadas, dentre elas uma cover.
VH1 em 2004 - o começo do retorno
Um programa chamado "Bands Reunited" do canal americano VH1 foi produzido em dezembro de 2004. Em essência, o programa tenta reunir no mesmo local um grupo que não exista mais, para tocarem "uma noite juntos". O programa, forjado segundo o Kurt, reuniu Amanda Kramer, Paul Robb e James Cassidy no mesmo local. Kurt não compareceu por considerar que "não seria uma boa idéia". Muita "roupa suja" foi lavada, com revelações inéditas: perto do fim da banda ocorriam brigas internas entre os membros, com um tentando ser "mais importante que outro", o que causou o fim do grupo.
Mesmo sendo um desastre técnico, o VH1 abriu portas para o InSoc participar de um show em Nova York com artistas dos anos 80, em agosto de 2005. Embora tenha sido uma apresentação extremamente curta, reuniu os 3 novamente no palco, dando forças para eles pensarem em voltar a tocar juntos. E foi isso que aconteceu, tiraram as músicas produzidas da gaveta e surgiu...
<< Retornar